Cinco filmes recentes sobre o capitalismo selvagem

Desde a crise econômica que assolou os Estados Unidos e o mundo em 2008, o cinema tem explorado o assunto de diferentes formas. Por outro lado, filmes recentes guardam algo em comum: a crítica ao sistema perverso, ao capitalismo selvagem.

As formas são diversas. Pode ser pelo drama convencional, pelo olhar dos “magos” de Wall Street ou mesmo pela visão dos assumidos “tubarões”, os “lobos em pele de carneiro”. Abaixo, seguem cinco obras recomendadas.

Amor Sem Escalas, de Jason Reitman

Mesmo com uma história de amor a permeá-la, a obra de Reitman é sobre o trabalho nada glorioso de um homem (George Clooney) que passa mais tempo no céu (voando) do que em terra e que segue a diferentes cidades – e empresas – para demitir trabalhadores.

amor sem escalas

Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme, de Oliver Stone

Famoso por seu posicionamento à esquerda, Stone, com a crise de 2008, encontra a deixa perfeita para retornar a uma personagem famosa: o insolente Gordon Gekko (Michael Douglas), recém-saído da cadeia e com a oportunidade de voltar a Wall Street.

wall street 2

Margin Call – O Dia Antes do Fim, de J.C. Chandor

Esse belo drama relata as horas que antecedem a possibilidade de quebra de uma seguradora, quando um funcionário do baixo escalão descobre números nada agradáveis em seu sistema. Em suma, é o monstro que devora a própria cauda.

margin call

Cosmópolis, de David Cronenberg

É de Cronenberg, a partir do livro de Don DeLillo, a visão mais original sobre o sistema atual. Em um dia aparentemente comum, um jovem milionário (Robert Pattinson) decide atravessar a cidade para cortar o cabelo. A obra aborda essa odisseia moderna.

cosmopolis

O Lobo de Wall Street, de Martin Scorsese

Pela visão do senhor Scorsese, a vida de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) parece ter sido mais intensa que a de qualquer astro do rock. Inclui um pouco de tudo: drogas, mulheres, dólares amarrados ao corpo de uma bela loura e festas nos escritórios de Wall Street.

o lobo de wall estrett

Veja também:
Cinco filmes sobre imigração no mundo atual
Cinco bons filmes realistas do cinema recente

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s