Janis: Little Girl Blue, de Amy Berg

A superfície de Janis: Little Girl Blue é conhecida: trata da trajetória de uma menina famosa envolvida com drogas, amalucada, sempre emotiva.

A pequena menina triste, no documentário de Amy Berg, lamenta sua solidão. E o espectador questiona por que a cantora parece ter tudo e nada, por que, mesmo tão entregue, tão “fácil”, é ainda distante, indecifrável.

Curta o Palavras de Cinema no Facebook

janis foto

As várias vozes que exploram a carreira de Janis Joplin não dão conta de defini-la. Os melhores momentos do filme estão na explosão das antigas imagens, cuja granulação dá um tom especial, delirante, somado às músicas de Janis e seu jeito característico.

Importante não se deixar contaminar pela ideia de que Janis era, desde o início, diferente de todos. Eis um vício comum a trabalhos do tipo, voltados a figuras famosas, ou ícones que tiveram mortes trágicas. No caso de Janis, o mito ainda se fortalece com a morte precoce, aos 27 anos, idade comum para se morrer entre famosos.

A passagem pela infância é rápida. Mais tarde, com uma amiga, Janis viu uma apresentação de Bob Dylan. Próxima ao cantor, ela teria dito que sonhava fazer sucesso. “No futuro, todos faremos sucesso”, Dylan teria respondido.

Se não serviu para todos serviu para Janis. A cantora alcançou fama de maneira meteórica, teve vários companheiros, formou duas bandas e esteve em palcos ocupados por outras lendas da música, como no Festival de Woodstock – tudo isso com 27 anos.

Como o recente What Happened, Miss Simone?, sobre Nina Simone, Little Girl Blue faz um retrato dos Estados Unidos em transformação, nos anos 60. O abismo entre o velho Texas de Janis e o mundo da música é evidente. O resultado é o relato emotivo, por meio de cartas à família, dessa menina triste e solitária.

Nota: ★★★☆☆

Veja também:
Os documentários indicados ao Oscar 2016

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s