Macbeth: Ambição e Guerra, de Justin Kurzel

O guerreiro Macbeth, convertido em rei graças à sua traição, tem as mãos sujas como o ambiente que o cerca. Não está sujo apenas de sangue. Na escura versão de Justin Kurzel, a sujeira é um componente a salientar a degradação.

A obra de William Shakespeare é sobre a degradação do poder. Ou à degradação que o mesmo pode levar. A sujeira compõe o clima de perda. E Macbeth, louco, embriagado, sabe que vai perder. Tenta mudar o destino. Fracassa.

Macbeth1

A obra é conhecida. Grandes versões foram feitas para o cinema a partir dela, por cineastas variados como Orson Welles e Akira Kurosawa. Kurzel provavelmente sabia a dificuldade de superar os filmes passados ao propor nova adaptação.

Macbeth: Ambição e Guerra opõe os versos do bardo ao realismo e, em momentos, ao épico. A impressão é que tenta, à força, preencher o protagonista com dor. Vivido por Michael Fassbender, é mais louco ou dramático que tomado por crises de consciência. Sofre o tempo todo e, paradoxalmente, em momentos se torna mais fraco, mais distante.

“Dizem que sangue clama sangue”, declara o próprio Macbeth, ao lado de sua companheira, vivida por Marion Cotillard. Por influência dela, ele resolve matar o rei. Dá vez ao sangue. E o peso dela não se sente. Cotillard passa longe da Lady Macbeth imaginada. Não tem força nem as doses de cinismo e controle que a personagem exige.

Macbeth2

Resta Fassbender, ator extraordinário. No início, ele enfrenta os inimigos, em guerra, e os vence. Pouco depois do conflito, entre a neblina, o guerreiro encontra as três bruxas que ditam seu destino. Está dado, não há o que fazer.

Filmes como Macbeth questionam o público sobre a validade dos vícios do cinema atual, com seus inúmeros efeitos de “beleza”, para uma obra na qual a própria essência – calcada na palavra – já tem inegável peso dramático. Antes, com fundo falso e até mesmo pobre, Orson Welles conseguiu resultado muito superior.

Nota: ★★★☆☆

Veja também:
Macbeth, de Orson Welles

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s