José Mojica Marins, 80 anos

Qual a origem de Zé do Caixão? De onde veio Zé do Caixão? Zé do Caixão nasceu? Não. Zé do Caixão praticamente apareceu. Zé do Caixão é fruto de uma luta, de pensamentos cruzados, dentro da mente de um homem sofrido: eu, Mojica. Zé do Caixão é uma criação vinda de um pesadelo, pode ser considerado um pesadelo até doentio. Isso aconteceu há tempos atrás, estando eu como um sonâmbulo, dormindo e acordado ao mesmo tempo, e a imagem de Mojica será arrastada a uma caverna, onde um homem sem rosto, de preto, o puxava, o levando, e mostrava aquilo que eu não queria ver: o túmulo, a data da morte. Neste momento eu voltava a mim e já tinha na cabeça o personagem que iria ser chamado hoje de Zé do Caixão. Zé do Caixão por quê?! Zé do Caixão é brasileiro, é Zé, não é mister, (…) Zé do Caixão é Zé, é nosso, é caboclo. Então isso é importante. Zé do Caixão é uma criação brasileira. Eu acredito que Zé do Caixão é um mito, um patrimônio brasileiro, e que eu poderia amanhã ou depois morrer sossegado. A minha missão estará cumprida para com o cinema: já existe um personagem brasileiro.

José Mojica Marins, cineasta e ator, no documentário O Universo de Mojica Marins, de 1978, dirigido por Ivan Cardoso.

zé do caixão

Veja também:
Woody Allen, 80 anos

Deixe um comentário

