Dez filmes recentes com relacionamento gay

Não faltam bons filmes recentes, brasileiros ou não, sobre relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo. São filmes fortes, nos quais nem sempre a relação é o ponto central – como é o caso, por exemplo, do telefilme The Normal Heart, ainda que a história de amor ajude a entender a luta dos homens ao centro da história.

Curta o Palavras de Cinema no Facebook

Abaixo, a lista traz dez filmes sobre o assunto. Todos ganharam destaque em seus lançamentos e alguns receberam prêmios importantes. Um convite a um novo olhar.

Adeus, Minha Rainha, de Benoît Jacquot

Abordagem bela e original dos dias que antecedem a Revolução Francesa, sobre a relação de Maria Antonieta e sua amante, e sob o olhar da misteriosa criada.

adeus minha rainha

Flores Raras, de Bruno Barreto

O diretor brasileiro conta a história da relação entre a poetisa americana Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares, no Brasil anterior à Ditadura Militar.

flores raras

Azul é a Cor Mais Quente, de Abdellatif Kechiche

A relação explosiva de duas garotas vai além do carimbo “filme gay”: é sobre o crescimento da jovem Adèle, da descoberta do sexo à vida adulta e a dois.

azul é a cor mais quente

Tatuagem, de Hilton Lacerda

O ambiente do cabaré é o que define o libertário filme de Lacerda: ali, entre festas e música, o jovem militar encontra um novo universo a explorar. O resultado surpreende.

tatuagem

Um Estranho no Lago, de Alain Guiraudie

Em tom de crime e mistério, a obra de Guiraudie desenrola-se à beira de um lago, na França, local em que homens encontram-se com uma única finalidade: fazer sexo.

um estranho no lago

Tom na Fazenda, de Xavier Dolan

A ida de Tom à fazenda do ex-namorado morto provoca confronto e uma estranha relação com o irmão do falecido. Melhor filme de Dolan até o momento.

tom na fazenda

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro

A cegueira do menino revela que o amor ultrapassa questões relacionadas à forma do homem ou da mulher, à forma materializada pelos olhos. Tem sentimentos verdadeiros.

hoje eu quero voltar

The Normal Heart, de Ryan Murphy

O telefilme passa-se nos Estados Unidos dos anos 80, durante a proliferação dos casos de Aids, com o desconhecimento – e o preconceito – das lideranças daquela nação.

the normal heart

Praia do Futuro, de Karim Aïnouz

Ao salvar um rapaz alemão da morte, em mar agitado, salva-vidas brasileiro torna-se seu amante. Do Brasil de praias quentes, passa à Alemanha fria de relacionamentos conturbados.

praia2

O Amor é Estranho, de Ira Sachs

Ao contrário do que aponta o título irônico, o amor do casal central – homens maduros que passam a viver separados – nunca é estranho. A escolha é pela naturalidade.

o amor é estranho

Veja também:
Dez clássicos com subtexto gay
Os filmes de Xavier Dolan

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s