Sete bons filmes sobre terrorismo lançados na última década

Após os ataques às Torres Gêmeas, em 11 de Setembro de 2001, uma leva de filmes tem abordado o terrorismo no mundo todo. Mais do que explicar atos insanos, as obras em questão mostram como o clima mudou desde então.

Em alguns casos, os filmes não escondem a inclinação ao entretenimento puro. Ainda assim, refletem a realidade, ora ou outra distorcida, dando voz muitas vezes ao impensável (o homem-bomba) ou ao super-herói fora de seu mundo comum, incapaz de dar conforto ao espectador.

Munique, de Steven Spielberg

É sobre os efeitos dos atentados nas Olímpiadas de Munique em 1972, quando atletas israelenses foram mortos por terroristas palestinos do Setembro Negro. Em resposta, um grupo israelense sai na caçada dos responsáveis e dá início a mais uma onda de terror.

munique

Paradise Now, de Hany Abu-Assad

Dois rapazes palestinos, amigos de infância, são transformados em homens-bomba e enviados a uma missão suicida em Tel Aviv. Além de apresentar detalhes dessa função ingrata, a obra mostra o abismo entre dois mundos próximos e distantes.

paradise now

Voo United 93, de Paul Greengrass

Talvez o melhor filme sobre 11 de setembro. Passa-se no avião que deveria ter caído na Casa Branca, tomado, a certa altura, por um levante dos próprios passageiros, decididos a enfrentar os terroristas a bordo. O resultado é realista, sem apelação.

voo united 93

Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan

É evidente o desejo de retirar o super-herói de seu meio comum, dos típicos filmes sobre esses seres inspiradores. Para tanto, surge o vilão que pouco ou nada liga para o dinheiro, que apenas persegue o caos e, de quebra, é fundido à própria máscara.

o cavaleiro das trevas

O Grupo Baader Meinhof, de Uli Edel

Não raro, terroristas parecem revolucionários, heroicos, e às vezes quase tudo se confunde. O filme de Edel não deixa nada fácil para os jovens ao centro: eles são assassinos implacáveis, dispostos a tudo, ou quase, pela ideologia defendida.

O Grupo Baader Meinhof

A Hora Mais Escura, de Kathryn Bigelow

Começa com o som das vítimas de 11 de setembro e, em seguida, tem sessões de tortura, com perguntas que podem levar à cabeça de Osama bin Laden. Ainda que a versão oficial de sua morte acompanhe dúvidas, o filme traz ótima abordagem do assunto.

a hora mais escura

O Homem Mais Procurado, de Anton Corbijn

Diretor do ótimo Control, Corbijn embarca na história de um imigrante pobre que passa a ser perseguido por autoridades, que suspeitam que se trate de um possível terrorista. Mais do que pobres sem perspectivas, os terroristas, aqui, são homens ricos e poderosos.

o homem mais procurado

Veja também:
Cinco filmes recentes sobre pessoas em situações extremas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s