Seis clichês de ficção científica em A Ameaça que Veio do Espaço

Alguns filmes clássicos de ficção científica conseguem reunir diversas características do gênero, levadas a inúmeros outros, feitos mais tarde. O divertido A Ameaça que Veio do Espaço, de 1953, explora situações que se tornariam clichês com o passar dos anos. Abaixo, o blog traz seis casos extraídos do filme de Jack Arnold.

1) O herói vê a nave cair

No início, o astrônomo John Putnam (Richard Carlson) vê uma bola de fogo cair no deserto do Arizona enquanto observava as estrelas. Na companhia da amada, Ellen Fields (Barbara Rush), ele segue ao local e descobre que se trata de uma nave alienígena. O ambiente, no entanto, é coberto por pedras após um terremoto.

a ameaça que veio do espaço

2) Ninguém acredita no herói

Nem cientistas nem a imprensa, ninguém acredita no herói. De capa de jornal à boca alheia, John torna-se, inicialmente, uma piada. Apenas a amada, mais tarde, convence-se de que talvez haja algo de estranho naquele acontecimento. Pelas estradas do deserto, eles começam a ver aparições da força alienígena e seu olho que tudo vê.

3) Alienígenas assumem a forma humana

O mesmo se veria no extraordinário Vampiros de Almas, de 1956, de Don Siegel: o alienígena (ou a força a alienígena) começa a tomar forma humana para se infiltrar na sociedade. As primeiras vítimas são dois eletricistas. Mais tarde, Ellen também será abduzida. Diferente do filme de Siegel, os alienígenas não querem dominar a Terra.

4) O protagonista é tolerante

Por ser tolerante e tentar entender a força alienígena, John é poupado pelos alienígenas. À frente, torna-se uma espécie de mediador entre humanos e extraterrestres. Desde o início, é óbvia a diferença entre John e os outros moradores da pequena cidade: ele representa a modernidade que custa a penetrar o local.

a ameaça que veio do espaço2

5) O xerife deseja exterminar o inimigo

Seu oposto é o xerife local, Matt Warren (Charles Drake). Não poderia haver oposição mais esperada: ao contrário de John, ele não é pacifista ou tolerante. Quando finalmente descobre a presença da força alienígena na cidade, convoca outros homens de chapéu e armas em riste para combater o mal. E, como John, está interessado em Ellen.

6) O alienígena precisa consertar sua nave para ir embora

Depois de assumir forma humana e furtar alguns utensílios, como fios de energia, fica clara a intenção do suposto vilão: consertar sua nave e ir embora. A queda no planeta Terra deu-se por acaso. A pequena passagem foi suficiente para descobrir seres hostis, estranhos, em mais um filme sobre a difícil convivência com o diferente.

Veja também:
Ex-Machina: Instinto Artificial, de Alex Garland

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s