Oito filmes recentes sobre a difícil relação entre mãe e filho

A relação entre mãe e filho quase nunca foi fácil nas telas do cinema. Basta pensar em obras obrigatórias como O Sopro no Coração, de Louis Malle, ou mesmo La Luna, de Bertolucci. Não raro, o conflito envolve sexualidade – ou mesmo sua descoberta.

Curta o Palavras de Cinema no Facebook

A lista abaixo, em sua totalidade, inclui filmes sobre conflitos, dramas familiares. Violência, discussões e até momentos para rir. Há, entre eles, o embate direto entre lados, o drama pelo ponto de vista de uma personagem e a falta de respostas. Uma lista para fazer pensar no quanto o amor e seu oposto são intimamente ligados.

Eu Matei Minha Mãe, de Xavier Dolan

Garoto homossexual tem relação de amor e ódio com a mãe, de causas difíceis de compreender. Estreia de Dolan no cinema, com seu inconfundível histerismo.

eu matei minha mãe

Precisamos Falar Sobre Kevin, de Lynne Ramsay

O filho, depois um assassino, precisa encarar a mãe para dar sua resposta: a certa altura do filme de Ramsay, é ela, a mãe, que fica com o fardo.

precisamos falar sobre kevin

Minha Irmã, de Ursula Meier

Pequeno criminoso busca o amor de sua companheira – mãe, irmã, ou apenas alguém para dividir o mesmo espaço. E fará de tudo para isso, até mesmo tentar comprá-la.

minha irmã

Pietà, de Kim Ki-duk

De maneira inesperada, um criminoso recebe a visita de uma mulher que diz ser sua mãe. Mais do que fazê-lo entender o amor, ela deseja mostrar os efeitos de seus atos.

pieta

Eu, Mamãe e os Meninos, de Guillaume Gallienne

O diretor interpreta o protagonista e também sua mãe nesse filme original sobre a posição do rapaz efeminado em sua família, entre seus desejos e as vontades da mãe.

eu, mamãe e os meninos

Instinto Materno, de Calin Peter Netzer

Quando o filho atropela e mata um menino pobre, a mãe abastada fará o impossível para livrá-lo do problema. Mais um drama poderoso do cinema romeno.

instinto materno

Club Sandwich, de Fernando Eimbcke

Em um hotel, o menino faz perguntas imprevisíveis: deseja saber onde foi concebido e se é sexy. Quando descobre o amor de uma garota, é a mãe que mostra incômodo.

club sandwich1

Mommy, de Xavier Dolan

Sexualidade e relações com a mãe são temas centrais na obra Dolan. De novo, ele explora a difícil relação entre lados, e insere uma peça a mais: a vizinha amorosa e deslocada.

mommy

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s