Bastidores: Os Contos das Quatro Estações

Em quase uma década, o diretor francês Eric Rohmer realizou quatro filmes a partir das estações do ano. São, como todas as suas obras, histórias cotidianas em que o destino parece acaso, com traços comuns: desencontros e embaraços amorosos, gente simples e em dúvida, situações aparentemente pequenas.

Em Conto da Primavera, de 1990, vê-se a situação de Jeanne (Anne Teyssèdre, na foto abaixo, ao lado do diretor), que conhece uma jovem garota e, após dormir em sua casa, passa a se envolver com o pai e a madrasta da amiga. Dois anos depois, o cineasta lança Conto de Inverno, talvez o melhor dos quatro filmes, sobre uma cabeleireira (Charlotte Véry) que se apaixona por um homem e depois não o encontra mais.

conto de primavera bastidores

Conto de Verão, parte das férias do músico Gaspard (Melvil Poupaud, na foto abaixo, junto de Rohmer e da atriz Amanda Langlet) e narra suas aventuras amorosas com diferentes garotas. Ele diz estar apaixonado por uma, mas talvez não saiba o que deseja.

Para terminar, Rohmer entrega Conto de Outono, de 1998, sobre uma mulher casada (interpretada por Marie Rivière, a protagonista do ótimo O Raio Verde) em busca de um companheiro para a amiga. O que deu certo para ela parece não ter ocorrido à vida da outra: diferenças que movem essa história cômica cheia de personagens e reviravoltas.

conto de verão bastidores

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s