Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo, de Bennett Miller

Para estar à frente de seu império, John Du Pont (Steve Carell) precisa mostrar força. Trata-se de alguém solitário, complexo e impenetrável, que mantém um time de luta livre para estar entre homens fortes e ter o efeito desejado.

Em seu grande império, ele coloca-se entre troféus, para assim se sentir forte. É a imagem que melhor define Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo – e que antecede o encerramento trágico do filme de Bennett Miller.

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A partir de Du Pont, os contornos ficam mais claros: trata-se de um filme sobre perdedores tentando parecer fortes. Ou, mais ainda, sobre homens que não suportam viver a mediocridade.

Ao fundo, a bandeira americana leva a pensar nesse país estranho, de gente obsessiva à sombra de castelos, de dinheiro e facilidades. Também estão ali os canhões, as velhas pinturas glorificando a imagem dos antigos parentes de Du Pont, os cavalos de sua mãe.

Nada poderia prever tais homens fracos – levando em conta o que fazem e onde vivem. Por isso, não é difícil pensar em Capote, filme anterior de Miller, no qual o escritor Truman Capote busca o homem frágil por trás do assassino, tal como suas particularidades. Por fim, o escritor não pode encontrar outra coisa senão a miséria.

A obsessão maior de Du Pont está ligada à mãe, que sempre parece reprová-lo, incapaz de reconhecer na luta livre algo limpo e respeitável. E talvez ela tenha em seus cavalos caros a potência não encontrada no filho. A certa altura, o próprio Du Pont confessa que, na juventude, a mãe pagou para um rapaz ser seu amigo.

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A infelicidade ronda a vida desses homens, e não é algo para ter pena. Miller toma certa distância, faz o espectador pensar no que eles estariam pensando.

Mais do que sobre Du Pont, é sobre o drama do campeão olímpico Mark Schultz (Channing Tatum), que sempre viveu à sombra do irmão e depois acredita ter encontrado um líder no homem milionário, seu novo chefe.

Jovem e forte, Mark mostra sua medalha às crianças de uma escola, ainda no início: expõe a todos seu símbolo maior, sua busca. Quando perde uma importante luta, golpeia tudo ao redor, bate a cabeça contra o espelho, come sem parar.

Ao encontrar Du Pont, Mark deixa-se levar: parece ter encontrado o que lhe faltava, alguém que fala sobre as necessidades americanas, cuja aparente força é sedutora, do jeito que quer ouvir – ajudado pelo dinheiro, pela bandeira.

Foxcatcher é sobre esse universo no qual os fracos estão sob outra aparência, no qual forjam outra ideia. Além do time de luta livre, Du Pont gosta de comprar armamentos pesados, de andar com uma arma em mãos.

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Em contraponto a Mark e Du Pont está David Schultz (Mark Ruffalo), irmão do primeiro e também medalhista olímpico. Diferente, ele fala como se nunca escondesse nada, como se tudo aquilo – a luta, a convivência – fosse parte do trabalho, sempre importante, mas algo que não poderá consumi-lo.

Isso o torna a vítima fácil nesse filme amargo, feito entre a neve, com pouco sol, com homens brutos que não aceitam mostrar humanidade.

Coberto por maquiagem, Carell ajuda a sintetizar Foxcatcher ao fazer um tipo incomum em sua carreira, marcada por filmes cômicos. Ele consegue incomodar com pouco, na mistura de autoritarismo e fragilidade, na forma como parece desejar Mark sem ser capaz de assumir – também na impossibilidade de sorrir de verdade.

Ele é lento – na face, nos gestos. É alguém impossível de entender e, por isso, chamado de maníaco. É o jeito mais simples de defini-lo, sobretudo quando o filme de Miller parece não ter vilões de verdade.

Nota: ★★★☆☆

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