Dez grandes filmes sobre a Primeira Guerra Mundial

Longe de ter produzido tantos filmes quanto a Segunda Guerra Mundial, a Primeira inspirou obras marcantes. Algumas, inclusive, feitas entre os dois grandes conflitos. A maior parte dessas produções faz críticas às besteiras da guerra e isso talvez tenha uma explicação: a Primeira Guerra Mundial é considerada o conflito que forjou a total desumanização, com o fim da camaradagem entre homens e o respeito entre os lados. É considerada a chegada à “guerra total”, com um modelo a ser seguido.

A realizar A Grande Ilusão, não por acaso Renoir faria ataque com sua defesa: a camaradagem possível entre um oficial alemão e um francês. Esse respeito entre homens de diferentes lados marca o fim de um tempo, e talvez já anunciasse o que vinha pela frente. Ao invadir a França durante a Segunda Guerra, os nazistas logo trataram de destruir as cópias do filme de Renoir. Felizmente, uma restou. A história é cheia de voltas. Abaixo, a lista com grandes obras sobre o conflito, talvez as melhores.

E é importante recordar: o conflito completou 100 anos em 2014.

O Grande Desfile, de King Vidor

O realizador de A Turba faz aqui outro filme extraordinário, sobre descobrir a maturidade e no qual, curiosamente, metade aproxima-se da comédia.

o grande desfile

Asas, de William A. Wellman

Primeiro ganhador do Oscar da história e único completamente mudo, Asas é extraordinário até mesmo quando leva ao drama pesado, às despedidas e amores.

asas

Sem Novidade no Front, de Lewis Milestone

Tem a famosa sequência do soldado tentando alcançar a borboleta, momento que resume tudo: a sensibilidade ainda persiste apesar de tanto mal.

sem novidade no front

Cruzes de Madeira, de Raymond Bernard

É a resposta francesa ao filme de Milestone, sobre jovens inocentes abatidos no conflito, sobre imagens de cruzes que se sobrepõem à avalanche de homens.

cruzes de madeira

A Grande Ilusão, de Jean Renoir

Talvez o maior filme de guerra da história, a obra de Renoir tem poucos tiros e ataca o conflito de forma até mesmo singela, porém certeira: na camaradagem entre homens.

a grande ilusão

Uma Aventura na África, de John Huston

Bogart faz o beberrão que encontra a mulher pacata – porém forte – de Hepburn nesse clássico absoluto com direito a final feliz. Nem tudo está perdido.

aventura na áfrica1

Glória Feita de Sangue, de Stanley Kubrick

Tem as lágrimas finais que levam à reflexão, e tem também algumas das melhores sequências já feitas em trincheiras, com homens sujos como ratos.

glória feita de sangue

A Grande Guerra, de Mario Monicelli

O diretor italiano é o mestre do humor em meio à tragédia, um dos melhores da comédia à italiana. Aqui, ele põe em cena os pesos pesados Alberto Sordi e Vittorio Gassman.

grande guerra1

Lawrence da Arábia, de David Lean

O protagonista efeminado está em um filme sem uma história de amor, passado no pior lugar do mundo e com quatro horas de duração. Sem dúvida, um épico.

lawrence da arábia

Johnny Vai à Guerra, de Dalton Trumbo

Anos após figurar na Lista Negra, Trumbo realizou esse filme sobre as besteiras da guerra, passada na Primeira, mas fazendo sentir os problemas do Vietnã.

Johnny vai à Guerra

Não encontrou seu filme favorito sobre a Primeira Guerra Mundial? Não se preocupe: listas são sempre pessoais e, aos olhos alheios, sempre imperfeitas. Deixe seu recado, com seu filme favorito desse conflito.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s