Qual o papel da crítica?

Nas declarações em vídeo, feitas para o programa Encontros de Cinema, do Itaú Cultural, o crítico José Carlos Avellar traz interessantes respostas (e observações) à questão-título. Abaixo, algumas ganham destaque, além do vídeo em duas partes.

Ainda se reproduz um modelo de cobertura de cinema da velha imprensa, de querer ser uma espécie de controlador, ou orientador, do consumo de determinados produtos culturais. O processo de produção industrial tentou eliminar uma relação crítica com o filme. Quer dizer, a ideia de que um produto possa ser recebido de maneiras diferentes por diferentes pessoas é altamente incômodo para a indústria de produção audiovisual, de música, de qualquer coisa, de livro. E a crítica é essencialmente uma geração de visão, de pontos de vistas. Você pode ler um crítico e não concordar nada com ele, ter um gosto diferente do que ele tem, mas com o processo de análise dele você pode aprender a desenvolver o seu processo de análise próprio. Esse é o papel da crítica.

Não creio que hoje um jornal se atreva a fazer alguma coisa como o suplemento dominical do Estado de São Paulo, nos anos 50, ou o suplemento do Jornal do Brasil nos anos 50. A ideia de ter um caderno literário hoje é muito menor, em importância, em espaço, em produção, do que foi nos anos 50. Os jornais eram muito maiores. Mudou esse tipo de relação entre o jornal impresso e o leitor, como mudou o cinema. Tanto a notícia quanto o filme nós vemos hoje mais na internet do que no papel.

Você tem [hoje] uma produção [crítica] quantitativamente grande, mas a maior parte dessa produção é uma crítica de cinco linhas. Apresentam a sinopse do filme e diz que “este é bom”, “aquele ali é ruim”. Isso não é crítica, entende? Isso é o que os jornais durante muito tempo fizeram também.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s