Em um cinema perto de você

Aconteceu em um cinema não muito distante, no interior de São Paulo, em um shopping. Durante uma sessão de Boa Sorte, de Carolina Jabor, uma mulher falava sem parar, com a amiga, sobre o que se passava na tela.

Após falar muito e perturbar o espectador (a sessão estava relativamente cheia), ela levou um “chiuuuu” de algum canto da sala. No escuro, não se sabe de onde veio. E veio para aliviar.

O filme chegou ao fim. Surgiram os créditos. Quando boa parte do público estava de pé, a mesma mulher começou a dizer, alto, em tom ameaçador: “quem foi que disse ‘chiu’?”, questionava. “Quero saber quem foi.”

cinema

O responsável não apareceu, e ela continuou resmungando. Já na saída da sala, comentou com uma amiga: “se o dono do ‘chiu’ tivesse aparecido, bateria nele, pois com ‘chiu’ se chama cachorro, não gente”.

E como se trata o espectador que paga para ver seu filme em silêncio, sem ser incomodado com uma pessoa sem respeito? Por que algumas pessoas – veja bem: uma fatia já considerável do público que vai aos shoppings ver filmes para “passar o tempo” – acreditam que o valor pago pelo ingresso permite que façam o que querem?

Cinema, desde sempre aprendi, é uma experiência coletiva, que exige respeito. É uma conexão do público com a tela, às vezes em transe, para se receber tudo o que se deseja da arte. Mas quando alguém se põe a falar, ou fala no celular, ou faz qualquer coisa semelhante, mostra gigante desrespeito por quem deseja apenas ver o filme.

Ir ao cinema é desejar ver um filme: simples assim, apenas isso. A mulher do ‘chiu’, com sua arrogância e brutalidade verbal, mostra o pior lado do atual público que vai ao cinema: aquele que acredita que, com o ingresso, adquiriu um simples produto e, com ele, pode fazer o que quiser. Até mesmo partir para o desrespeito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s