O nascimento de uma nação (em dez filmes)

À frente ou ao fundo, o cinema americano reproduziu a história de seu país em diferentes filmes. Isso não significa que essa história não tenha contradições ou tampouco recusado a se inclinar à visão de seus autores.

Basta pensar em O Nascimento de uma Nação, de Griffith, para ter ideia da força do cinema em nome dos ideais de seu criador. Vê-se racismo e, não fosse sua importância histórica, talvez tivesse sido esquecido – ou colocado como artigo de curiosidade.

E curioso pensar que tal filme – cuja importância à narrativa cinematográfica é central – aborda justamente a história do país. Depois, para remediar, Griffith faria Intolerância, igualmente monumental.

Nos filmes que compõem essa lista, a história dos Estados Unidos surge em diferentes momentos, de diferentes formas. Não se trata de apenas uma história, mas de várias, e a partir de outras histórias, particulares ou mesmo menores.

Têm-se a construção – aos trancos – das cidades, as diligências, a máfia, os políticos, os imigrantes e o sangue derramado por estes. Têm-se, em todos, conflitos. E a história – à frente ou ao fundo. Exemplo recente é Era Uma Vez em Nova York, obra brilhante de James Gray sobre uma imigrante recém-chegada à América, cheia de esperanças.

À sua maneira, um filme sobre a estranha história americana, na qual a santa converte-se em prostituta. Tudo à luz do suposto progresso.

A religião passa também por O Poderoso Chefão – Parte 2, de Coppola, diretor que inspirou Gray em seu filme de época. Na sequência em que o jovem Don Corleone (Robert De Niro) caminha sobre os prédios, de olho em sua vítima, uma imagem de Cristo forrada de dinheiro passa pela rua. Não poderia haver contradição maior.

O Nascimento de uma Nação, de D. W. Griffith

o nascimento de uma nação

O Imigrante, de Charles Chaplin

o imigrante

Inimigo Público, de William Wellman

inimigo público 1

Na Velha Chicago, de Henry King

na velha chicago

Rio Vermelho, de Howard Hawks

rio vermelho

Desbravando o Oeste, de Andrew V. McLaglen

desbravando o oeste

O Poderoso Chefão – Parte 2, de Francis Ford Coppola

poderoso chefão 2

O Portal do Paraíso, de Michael Cimino

portal do paraiso

Gangues de Nova York, de Martin Scorsese

gangues de nova york

Era Uma Vez em Nova York, de James Gray

imigrante

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s