Os dez melhores filmes sobre a televisão

Quando a televisão surgiu nos Estados Unidos, não faltou gente para profetizar o fim da sétima arte. O tempo passou, o cinema sofreu mudanças e não faltaram oportunidades de alfinetar a televisão e o que ela parecia ter de pior – ou mesmo melhor. Abaixo, uma lista de dez filmes que, segundo este blogueiro, reproduz o que o cinema fez de melhor sobre a pequena caixinha de imagens.

10) O Rei da Comédia, de Martin Scorsese

De Niro é Rupert Pupkin, um maluco que faz de tudo para ter seus minutos de fama na televisão – até mesmo sequestrar um famoso apresentador, vivido por Jerry Lewis.

o rei da comédia

9) Reality – A Grande Ilusão, de Matteo Garrone

Um peixeiro fica obcecado em fazer parte da versão italiana do Big Brother e passa a acreditar que está sendo vigiado a todo instante. Estudo poderoso sobre a loucura da mídia.

reality

8) Quiz Show – A Verdade dos Bastidores, de Robert Redford

Um advogado, nos anos 50, descobre a farsa por trás de um popular programa de televisão. Mais uma das críticas de Redford aos poderes de seu país.

quiz show

7) Nos Bastidores da Notícia, de James L. Brooks

Comédia com ótimos diálogos sobre o dia a dia de uma equipe de televisão. Destaque para a hilária corrida de Joan Cusack com uma fita na mão, segundos antes de ir ao ar.

nos bastidores da notícia

6) Videogramas de uma Revolução, de Harun Farocki e Andrei Ujica

Poderoso documentário sobre a revolução romena de 1989, pouco após a queda do Muro de Berlim, com a utilização da televisão a favor e contra o ditador Nicolae Ceaușescu.

videogramas de uma revolução

5) O Show de Truman, de Peter Weir

A vida aparentemente comum de um homem é um show e ele é o único que não sabe disso. Weir mescla comédia à crítica aos poderes da mídia em guiar a vida das pessoas.

o show de truman

4) Boa Noite e Boa Sorte, de George Clooney

A batalha de Edward R. Murrow – ao vivo e em preto e branco – contra o senador Joseph McCarthy durante o período da “caça às bruxas”. O melhor filme de Clooney.

boa noite e boa sorte

3) Um Rosto na Multidão, de Elia Kazan

Um caipira cheio de lábia vira um astro conhecido em todo o país e termina envolvido com a política nesse poderoso drama do diretor de Sindicato de Ladrões.

um rosto na multidão

2) Videodrome – A Síndrome do Vídeo, de David Cronenberg

O visual do grande filme de Cronenberg pode, hoje, parecer um pouco datado, mas seu impacto e originalidade ainda são sentidos. Um mergulho – literal – à televisão.

videodrome

1) Rede de Intrigas, de Sidney Lumet

Um apresentador de televisão enlouquece, torna-se o “profeta” de uma nação e faz a audiência de sua emissora subir. Por trás dele há uma jovem e ambiciosa produtora.

rede de intrigas

Outros bons filmes sobre a televisão que poderiam estar na lista e não entraram por falta de espaço: Absolutamente Certo, A Lesta de Bucareste, Magnólia, Feitiço do Tempo, Frost/Nixon, O Quarto Poder, O Informante e Quem Quer Ser um Milionário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s